domingo, 4 de novembro de 2018

Patrono de Morro Reuter - Fábio Monteiro

Serei Patrono da Feira do Livro de Morro Reuter/RS e isso é uma representação feliz do que a arte pode nos proporcionar. A cidade é uma daquelas tantas no Rio Grande do Sul de colonização europeia em que a imigração construiu nosso país  e eu, na condição de imigrante no meu próprio país, mais um nordestino abraçado por São Paulo há 18 anos, sou homenageado nesse ano.
Isso é prova do quanto podemos ser mais que um estado, uma região e abraçar o outro na sua singularidade e coletividade, na brasilidade que somos e sentimos em nosso país.
Somos muitos, somos tantos e esse mapa disforme e paradoxo em ser brasileiro, com traços, gostos, sotaques, etnias, paisagens e tantas outras características nos formam nas nossas alegrias e dores, nas nossas histórias e memórias, nos nossos esquecimentos e contradições.
Hoje, a saudade da minha terra e da minha casa no Recife,  sou mais nordestino, mas experimento o inegável gosto de ser mais sulista, Rio grandense, Morroreutense, mas inquestionavelmente , mas Brasileiro.

Nenhum comentário: