quinta-feira, 16 de novembro de 2017

FEIRA DE PORTO ALEGRE - AUTOR NO PALCO


CLIQUE NA IMAGEM OU NO LINK
O escritor Fábio Monteiro se apresentou no Autor no Palco nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 9h manhã no Teatro Carlos Urbim. Para quem não sabe, o Autor no Palco funciona do seguinte modo: as crianças nas escolas escolhem ler um escritor durante o ano e, então, durante a Feira do Livro acontece o esperado encontro.
Monteiro nasceu  em Recife, no Pernambuco, mas mora em São Paulo. Professor de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e, como disse durante a palestra, “inventa algumas outras que se tornam verdades por meio da literatura para infância e juventude”. O autor ganhou o Jabuti em 2016 na categoria juvenil com o livro ‘Cartas a povos distantes’.


Monteiro contou um pouco sobre sua trajetória. “Nós tivemos uma vida difícil, eu escolhi o caminho da educação. O livro foi capaz de modificar a minha vida, de me tirar um lugar e colocar em outro. A escola pode ser transformadora na vida de vocês, aproveitem a escola para traçar seus sonhos. Sou a prova viva que a educação pode transformar”, afirmou para a plateia que escutava em silêncio. E então perguntou para o público qual seria a palavra que definira a vida deles. Alguns braços levantaram e surgiram respostas como amor, esperança e também louco e disciplina. “Se eu pudesse escolher entre todas as palavras que eu conheço, qual vocês acham que eu escolheria? Eu escolheria a palavra infância, das brincadeiras do fundo meu quintal, do pega-pega, esconde esconde, pião, pipa, carrinho de rolimã”, conta saudoso.
O projeto Autor no Palco segue hoje com Celso Sisto, às 10h30min; Dilan Camargo, às 14h; Diléia Frate, às 15h30min; e Luis Eduardo Matta, às 15h30min. Sempre no Teatro Carlos Urbim.

Nenhum comentário: