sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 2014 - VIAMÃO/RS


A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou no dia 29 de novembro, na Fazenda Pedagógica Quinta da Estância, o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A atividade foi voltada para professoras alfabetizadoras de toda a rede municipal (1º ao 3º ano) - como parte da carga horária de formação. Diretores e coordenadores pedagógicos também participaram do seminário como convidados.
O último seminário do ano contou com duas palestras: do escritor de livros literários para a infância e juventude, professor de História e coordenador pedagógico, Fábio Monteiro, que falou sobre a ludicidade e a importância da leitura para as crianças; e da professora Isabel Lara, que reforçou a temática trabalhada durante este ano nas formações com as professoras alfabetizadoras. Os conteúdos trabalhados neste ano tiveram ênfase na Alfabetização Matemática.
Além das palestras, o seminário contou com uma exposição pedagógica que permitiu a troca de experiências entre os docentes. Foram apresentados projetos como a caixa da matemática, sequência didática, livro da vida e problemoteca.
No final do encontro, o escritor Fábio Monteiro autografou o livro “A menina que contava”, que foi distribuído a todas as escolas.
O Pacto
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos municipal, estadual e federal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para desenvolver o projeto, os professores participaram de diversos encontros durante todo o ano de 2014. Além disso, as escolas representadas recebem livros e jogos para incrementarem suas bibliotecas.
Ao aderir ao PNAIC, os governos se comprometem a:
- alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática;
- realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
- no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.













Nenhum comentário: