quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

LEITURAS E LEITORES: UM CLUBE DE MUITAS HISTÓRIAS.

          Antes do fim do ano, chegou mais uma reimpressão do livro O Clube dos Livros Esquecidos, Ilustrado por Elma. Uma história sensível em que  o livro e a leitura são transformadores na vida da pequena Flora, personagem que narra sua relação com um clube de leitura cheio de situações curiosas. 
Imaginação ou realidade, uma coisa é certa, nesse clube todos são respeitados nas suas diferenças. 

Deixo um link de uma proposta de leitura  produzido por assessores da Editora do Brasil. 


quinta-feira, 16 de novembro de 2017

FEIRA DE PORTO ALEGRE - AUTOR NO PALCO


CLIQUE NA IMAGEM OU NO LINK
O escritor Fábio Monteiro se apresentou no Autor no Palco nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 9h manhã no Teatro Carlos Urbim. Para quem não sabe, o Autor no Palco funciona do seguinte modo: as crianças nas escolas escolhem ler um escritor durante o ano e, então, durante a Feira do Livro acontece o esperado encontro.
Monteiro nasceu  em Recife, no Pernambuco, mas mora em São Paulo. Professor de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e, como disse durante a palestra, “inventa algumas outras que se tornam verdades por meio da literatura para infância e juventude”. O autor ganhou o Jabuti em 2016 na categoria juvenil com o livro ‘Cartas a povos distantes’.


Monteiro contou um pouco sobre sua trajetória. “Nós tivemos uma vida difícil, eu escolhi o caminho da educação. O livro foi capaz de modificar a minha vida, de me tirar um lugar e colocar em outro. A escola pode ser transformadora na vida de vocês, aproveitem a escola para traçar seus sonhos. Sou a prova viva que a educação pode transformar”, afirmou para a plateia que escutava em silêncio. E então perguntou para o público qual seria a palavra que definira a vida deles. Alguns braços levantaram e surgiram respostas como amor, esperança e também louco e disciplina. “Se eu pudesse escolher entre todas as palavras que eu conheço, qual vocês acham que eu escolheria? Eu escolheria a palavra infância, das brincadeiras do fundo meu quintal, do pega-pega, esconde esconde, pião, pipa, carrinho de rolimã”, conta saudoso.
O projeto Autor no Palco segue hoje com Celso Sisto, às 10h30min; Dilan Camargo, às 14h; Diléia Frate, às 15h30min; e Luis Eduardo Matta, às 15h30min. Sempre no Teatro Carlos Urbim.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

MELHOR por FÁBIO MONTEIRO




Melhor que amizade, porto. 
Melhor que dinheiro, bolso. 
Melhor que televisão, música. 
Melhor que viver, vida. 
Melhor que sonhar, coletivo. 
Melhor que alegria, dia. 
Melhor que árvore, respiração. 
Melhor que livro, leitura.
Melhor que evento, conversa. 
Melhor que negócio, encontro. 
Melhor que  palavra, mar. 
Melhor que vida, partida.
Melhor que morte, memória. 
Melhor que retrocesso, consciência. 
Melhor que submissão, autonomia. 
Melhor que ingratidão, permanência. 
Melhor que indignação, ação. 
Melhor que luta, revolução. 
Melhor que tudo, escolhas. 

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE 2017


Já a programação infantil e juvenil reunirá 93 autores, entre eles Otávio Jr., Rogério Andrade Barbosa, Manuel Filho, Rosana Rios, Daniel Mundururku, Ieda de Oliveira, Selma Maria, Heloisa Prieto e Fabio Monteiro. A coordenadora Sônia Zanchetta destacou que área está dentro da Praça da Alfândega e não mais no outro lado da Siqueira Campos. Com atividades voltadas à crianças desde bebês, com a Bebeteca, este público poderá desfrutar, por exemplo, do Espaço do Conhecimento Petrobras, com foco nas novas tecnologias. Fazendo relação ao tema da edição, Sônia ainda ressaltou que o público infantil e juvenil "está sim mais online, mas também se torna leitor quando o ambiente foi criado e pensado para eles, com um acervo que chama a atenção deles e depois eles passam a ler outras coisas". 
Fonte: Correio do Povo

Leia toda matéria:

domingo, 22 de outubro de 2017

VALEU, MARANHÃO!


Encontrar leitores no Nordeste é uma emoção indescritível. Foram dias de brincadeiras e emoções por meio de conversas literárias e folguedos de nossa terra. As crianças e professores leram os livros Cartas a povos distantes, Sertão e a Menina que contava e viajaram pelo universo das personagens e ambientes imaginados por mim. Uma honra contribuir com a fantasia de tanta gente e saber que a literatura é também recebida por eles como um lugar habitável e chance de imaginar dias melhores.  
Os encontros literários possibilitam aproximar as crianças do ofício do escritor, sobretudo, do exercício da leitura e escrita, contribuindo para a formação leitora deles. Essas trocas culturais abrem caminhos para que o livro e o escritor sejam desmistificados, tornando-se próximos do seu cotidiano e das suas vidas. 
Vamos caminhando, descobrindo novos leitores e levando o livro como objeto transformador, reparador e gerador de chances no mundo real e nos sonhos que persistimos em conquistá-los. 
Valeu, Maranhão! 

terça-feira, 3 de outubro de 2017

ESTADÃO - EMPATIA, PALAVRA QUE UNE LIVRO E CRIANÇA





Bia Reis e Cristiane Rogerio, O Estado de S.Paulo
01 Outubro 2017 | 05h00
Em comemoração ao mês das crianças, o Estado publicará em todos os domingos de outubro uma matéria sobre literatura infantil.
Assim, o possível “benefício” deve ser precedido da necessidade do 

autor de dizer algo ao mundo. As histórias do historiador e escritor 

Fábio Monteiro, por exemplo, nascem de seus incômodos com a vida. 

Cartas a Povos Distantes (Paulinas), ilustrado por André Neves 

vencedor do Prêmio Jabuti de 2016, surgiu da vontade de falar 

sobre o continente africano e a infância.
Por meio da troca de cartas entre duas crianças, uma brasileira e outra angolana, Monteiro estabelece a relação entre os países. “Me coloquei no lugar de Angola, na situação do quanto é cruel as crianças serem vítimas de guerras. Venho de Pernambuco, Estado onde a cultura negra é forte na maneira de falar, dançar e cantar, e acho que essas memórias não podem ser esquecidas. Queria assegurar a memória de dois continentes irmãos que se complementam, porque nossas dores são parecidas: desigualdade, exploração europeia, pobreza como herança da colonização.”
Leia toda matéria no link abaixo:





terça-feira, 26 de setembro de 2017

FESTIVAL LITERÁRIO PARTHENON


ABERTURA OFICIAL DO FLIPAR 2017.
Evento gratuito e aberto ao público.
Local: R. Consul Orestes Corrêa, 733 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP, 07197-040
Link de inscrição:
https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdk6ICvVpK6CMqpd_…/viewform
Abertura do Festival Literário Parthenon.
Tema: O visível e invisível na literatura para infância.
Participantes: Peter O Sagae, Marcia Leite, Penélope Martins, Andre Neves.
Mediador: Fábio Monteiro.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

LANÇAMENTO DO LIVRO ULISSES SABE ESCOLHER

Encontro marcado!

O Colégio Parthenon, a Livraria da Vila, a Editora Abacatte e a Distribuidora Casa de Livros convidam os pais e alunos do INFANTIL AO 6º ANO para o lançamento do livro infantil Ulisses Sabe Escolher, do autor Fábio Monteiro. 


Haverá contação de história com Penélope Martins, bate-papo com escritor, autógrafos e muita diversão. 


Não perca!


Local: Parque Shop. Maia Guarulhos:
Av. Bartholomeu de Carlos, 230
Contato: (11) 3728 9110










sábado, 9 de setembro de 2017

SEMINÁRIO POTIGUAR PRAZER EM LER 2017 - PROGRAMAÇÃO.



O Seminário Potiguar Prazer em Ler, em sua décima primeira edição, se reinventa e amplia as parcerias. 

          Nessa perspectiva, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Instituto C&A (IC&A), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim (SEMEC), Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), somado às Paulinas Editora e Comunique Editora, unem-se em busca do fortalecimento político da Leitura, da Literatura, do Livro e das Bibliotecas, apresentando como tema “Políticas Públicas de Leitura e de Bibliotecas: formação de leitores em questão” em uma rica programação composta de leituras públicas por crianças, adolescentes e educadores, oriundas das escolas públicas e instituições envolvidas com a leitura literária, além de sessões de autógrafos, palestras e debates com educadores, escritores, especialistas das áreas de leitura e educação, livro e bibliotecas, possibilitando maior enriquecimento às trocas e à diversidade das discussões. 


            Assim, como em outras edições, a expectativa das instituições parceiras é de que este Seminário contribua, não somente para o debate sobre a leitura literária enquanto direito, mas, também, que seja provocativo para a tomada de decisões que, de fato, efetive esse direito em nosso estado.



Equipe organizadora 
Angélica Fernandes de Oliveira Vitalino
Maria Evania de Oliveira
Miriam Dantas


PROGRAMAÇÃO

21 de setembro - Quinta-Feira


7h30 – Credenciamento e lanche de acolhida


8h30 – Rememorando “10 anos do Programa Prazer em Ler em Natal/RN: a celebração de uma nova década”

Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias: “Casmurro e o Livreiro”

Exibição do vídeo: 10 anos de Programa Prazer em Ler 


9h – Pronunciamento das Instituições Parceiras – “Políticas Públicas de Leitura e de Bibliotecas: compromissos e perspectivas” 
Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim/SEMEC – Francisca Alves da Silva Henrique
Secretaria Municipal de Educação de Natal/SME – Justina Iva de Araújo Silva
Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN/SEEC– Cláudia Santa Rosa
Patrícia Lacerda – Instituto C&A/IC&A
Maria Evania de Oliveira - Instituto de Desenvolvimento da Educação/IDE

10h –Primeiro Diálogo - Lançamento do Livro “Prazer em Ler: Dez Anos de Fomento à Leitura Literária” – Instituto C&A


Patrícia Lacerda – Gerente de Educação do Instituto C&A

Mediadora: Angélica Vitalino (IDE)

10h20 - Segundo Diálogo – Narrativa Visual, Leitura e Mediação de Leitura, Oralidade e Contação de História

Palestrante: Luciano Pontes (Comunique Editora)
Mediador: José de Castro (União Brasileira de Escritores/UBE)

11h20 – Lançamento e Sessão de autógrafos


12h – Encerramento das atividades do período matutino


13h30 – Leitura Pública 1– Escola da Rede Municipal de Natal


13h45 – Terceiro Diálogo: Fortalecimento Político das Bibliotecas no Cenário Potiguar.

Ailton Medeiros (Fundação José Augusto - FJA)
Drika Duarte (Caravana de Escritores Potiguares)
Thiago Gonzaga (Caravana de Escritores Potiguares)
Mediadora: Eleika Bezerra Guerreiro (Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Natal)

14h45 - Interações com o público


15h – Intervalo


15h30 – Lançamento da Plataforma “Rede Potiguar de Bibliotecas”


16h – Quarto Diálogo: Leituras e Resistências

Palestrante: Elma Neves (Paulinas Editora)
Mediador: Ivan Cabral

17h - Interações com o público 

     
17h40 – Sessão de autógrafos e sorteio de livros

18h – Encerramento das atividades do dia 


22 de setembro – Sexta-Feira


8h – Leitura pública 2 – Escola Leitora da Rede Municipal de Parnamirim


8h15 – Quinto Diálogo - “O Tom, o Silêncio e o Sentido – Leitura em Lugares Públicos 

Palestrante – Fábio Monteiro (Paulinas Editora)
Mediadora: Miriam Dantas (Secretaria Municipal de Natal)

9h15 – Interações com o público


10h –  Intervalo


10h30 – Leitura pública 3 – Escola Estadual


10h40 – Sexto Diálogo - Lançamento da Revista   “10 Anos do Programa Prazer  em Ler em Natal”

Palestrante - Octávio Santiago Neto 
Mediadora – Maria Evania de Oliveira

11h – Sétimo Diálogo – Compromissos e Desafios do Escritor Potiguar nas Bibliotecas do Rio Grande do Norte.

Palestrantes - Salizete Freire  e Lima Neto
Coordenador da mesa – Rosário Carvalho

12h – Encerramento das atividades do período matutino


13h30 – Leitura Pública 3 – (Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares -  ALAMP)


13h45 – Oitavo Diálogo - O Compromisso da Poesia Popular com a Formação de Novos Leitores 

Palestrante: Manoel Cavalcante (Comunique Editora)
Mediador: José Acaci (Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel – ANLIC)

14h45 – interações com o público


15h – Intervalo 

          
15h30 – Leitura pública 4 – Escola Estadual Hegésippo Reis

16h – Nono Diálogo – Literatura para Todos


Palestrante: Ana Maria Machado
Mediadora – Claudia Santa Rosa (Secretária de Educação do Estado do RN)

17h30 – Sessão de autógrafos e sorteio de livros


18h - Encerramento do Seminário

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

FÁBIO MONTEIRO NO SEMINÁRIO PRAZER EM LER

17:40:00RIO DE LEITURA

          Um dos objetivos desta edição do Seminário Prazer em Ler é estimular a criação de uma cultura de valorização às bibliotecas e, consequentemente, promover a formação de um público leitor.


          Com o tema “O Tom, o Silêncio e o Sentido: Leitura em Lugares Públicos”, o escritor Fábio Monteiro é um dos convidados do evento.  Seu livro 'Cartas a Povos Distantes', publicado pela Paulinas Editora, narra a história de duas crianças, uma brasileira e outra angolana, que constroem uma amizade por meio da troca de cartas.  A obra foi um dos finalistas do 58º Prêmio Jabuti, na categoria juvenil, uma das mais importantes premiações na área de literatura.  


Conheça um pouco mais sobre o livro "Sertão", de Fábio Monteiro, publicado pelas Paulinas Editora.  À semelhança de João Guimarães Rosa, Fábio, em sua obra, faz uma homenagem à vida no sertão. 


segunda-feira, 31 de julho de 2017

RIO GRANDE DO SUL - LITERATURA E MUITOS ENCONTROS.


Em Junho, encontrei muitos amigos em Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas e Novo Hamburgo. Agradecimento especial as Professoras que trabalharam com tanto carinho meus livros; as queridas crianças e suas perguntas curiosas sobre as obras e o ofício de escritor; ao Edinei, Irmã Jurema e Heloísa pela acolhida de sempre; ao parceiro e grande amigo André Neves; e aos amigos feitos nessa linda viagem pela literatura, imaginação e, principalmente, com bom encontros para toda vida. 

sexta-feira, 14 de julho de 2017

ULISSES SABE ESCOLHER - LIVRARIA CULTURA


O livro aborda o tema das escolhas profissionais, principalmente aquelas que os familiares atribuem aos parentes, quando são crianças. Ulisses era um bebê, e a família já imaginava para ele as mais variadas profissões: engenheiro, professor, veterinário, piloto de aeronave, artista, esportista... citando apenas algumas. Todos queriam escolher por Ulisses. Mas ele só queria brincar e experimentar o mundo. O tempo foi passando, as escolhas continuaram, Ulisses cresceu, tornou-se adulto, virou pai, e acabou muito feliz, "brincando" de muitas profissões.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

ULISSES SABE ESCOLHER, EDITORA ABACATTE



TODOS QUERIAM ESCOLHER POR ULISSES...
                   MAS, O FINAL DESSA HISTÓRIA FOI ESCRITA POR ELE. 

Como as crianças escolhem seus caminhos?
Para os adultos, nem sempre é fácil acompanhá-las nessas escolhas dando conta de suas angústias, fracassos e frustrações.
Queremos protegê-las do mundo, afastá-las de qualquer mal, somos seduzidos a escolher tu
do por elas ao invés de ajudá-las com a aprendizagem dessas escolhas.
'Ulisses sabe escolher' nasceu da minha vontade em pensar sobre
as crianças no nosso tempo, sobre essa 'tal felicidade' em tantos caminhos e escolhas e sobre as expectativas das famílias em relação ao futuro dos seus pequenos.

terça-feira, 16 de maio de 2017

VOCÊ PODE CONTAR OUTRA VEZ?


Uma das maiores alegrias de um promotor de leitura  é a possibilidade de compartilhar boas histórias com as crianças. Basta a notícia que iremos ler um bom livro, elas acedem seus olhares na direção de algo novo, no movimento do objeto que sai da bolsa e aguça sua curiosidade, num primeiro tilintar de algumas palavras que pressagiam uma boa história. 
O título anuncia o começo de tudo, e é no desenho das letras na capa que a fantasia começa. Depois uma viagem pelo início, o meio e o fim. Mas é lá, na preparação íntima de cada um que essa história precipita antes mesmo de ser narrada pelo leitor. É naquele instante anterior a própria leitura que começa uma viagem de múltiplas possibilidades de compreensão, fantasia e insurreição a própria história. As crianças subvertem a compreensão, constroem sentidos diversos, escutam e negligenciam ações porque são interlocutoras ativas das histórias lidas para elas; escutam o que querem e ressignificam tudo a partir do que entendem ou deixam de compreender.
Por isso, no final de tudo, resta um pedido que martela sempre que te reencontram. Pedido que denuncia o valor que elas atribuem para o saber ler, o aprender a escutar, o convite para viajarmos juntos nesses encontros: você pode contar aquela história outra vez? 

sábado, 6 de maio de 2017

ORIGAMIIRENE

Irene é uma artista de dobraduras de papéis. Os origamis são objetos de uma arte milenar que encanta crianças e adultos. Ao dobrar os papéis, sem corte ou cola, transforma a folha em representações de seres e objetos encantados. 

A artista ministra muitas oficinas de Origamis e utiliza sua arte para fazer releituras de obras literárias. Dois dos meus livros ganharam sua arte. 



Conheça a artista pelas redes sociais instagram origamiirene e facebook origamiirene contadora de histórias. 

sexta-feira, 28 de abril de 2017

LUTA, CINZA, RUBRO, PRONTO.


Dia de luta é assim: 
acorda cinza
acorda rubro
acorda vida
Acorda pronto!
Hoje é dia de luta
Rubro acorda vida
Vida acorda e pronto
Pronto para a luta!
Hoje é dia cinza, luto, rubro. 
Hoje é dia de luta!
Hoje e sempre é dia de luta. 
Vamos para a rua!
Luta!
Vamos! 

terça-feira, 11 de abril de 2017

UM SOL, A MARGEM E A VIDA


Hoje não era só um sol que penetrava a margem da vida.
Era um sol, a margem e a vida.
Era uma distância percorrida do infinito ao arado.
Sombra que atravessa as vontades, deságua no improvável
borra o papel de tinta, tanta tinta, tanta vida.  
Hoje era outrora de mancha cinza
Lua que chega de manso e fica rubra.
Fonte que jorra, semeadura,
brota tinta
Jorra cinza
Seca a fonte
Vira vida.
Hoje, pesquei pensamentos esquecidos e revi uma parte do sol,
a outra escondida estava e ficou até tomar para si a parte emergida.
E sozinho sol estava, sozinho sol fiquei.
Hoje escondi o sol pela primeira vez na dispersão
e vi a lua como se fosse a primeira.
De tantas vezes que ela se revelou e se escondeu.
Como o sol que desenho no papel
e borra,
jorra,
seca,
espirra vida.

Hoje fui sol escondido numa lua perdida. 

sexta-feira, 31 de março de 2017

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE 2017 - CÂMARA RIO-GRANDENSE DO LIVRO

Marie Ange Bordas, Fabio Monteiro e Selma Maria têm agenda cheia na Feira do Livro de Porto Alegre

Mais três autores têm atividades confirmadas na programação da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Confira abaixo quem são.

Marie Ange Bordas é artista multimídia, escritora e pesquisadora. Desde 2001 desenvolve projetos participativos de arte, alfabetização visual, literatura e mídia de forma independente no Brasil e no mundo (França, Inglaterra, África do Sul, Quênia, Etiópia, Sri Lanka, Haiti, Colômbia). Idealizadora e autora do Projeto Tecendo Saberes (livros "Manual das crianças do Baixo Amazonas" e "Manual das crianças Huni Kui"), contemplado pelo Prêmio Petrobrás Cultural; autora dos livros infanto juvenis “Manual da criança caiçara” (Ed.Peirópolis), e coautora e ilustradora do livro “Histórias da Cazumbinha” (Ed.Cia das Letrinhas). Autora dos livros "Geografias em Movimento" (Edições Sesc) e "Notes from away"(Price Claus Fund). No dia 14 de novembro, às 9h, ela encontra leitores do Ensino Fundamental no ciclo O Autor no Palco, no Tetro Carlos Urbim; à tarde, participa de encontro com estudantes em escola municipal de Porto Alegre pelo Programa de Leitura Adote um Escritor. No dia 15 de novembro, às 9h, apresenta palestra no Seminário de Práticas de Mediação da Leitura, no auditório da Livraria Paulinas (R. dos Andradas, 1212 - Centro, Porto Alegre/RS).

Fabio Monteiro é natural do Recife/PE, mas já perdeu as contas dos anos que mora em São Paulo. Formado em História pela UFRPE e especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC/SP, conta histórias reais para seus alunos e outras que de tanto repetir, já se tornaram verídicas também. Autor de livros para crianças de todas as idades, em 2016 foi contemplado com o Prêmio Jabuti e o selo altamente recomendável FNLIJ com o livro "Cartas a povos distantes" (Ed. Paulinas). É autor de "Sertão" (Ed. Paulinas), "Ulisses sabe escolher" (Editora Abacatte), entre outros títulos. No dia 10 de novembro, às 9h, participa do O Autor no Palco com alunos do Ensino Fundamental no Teatro Carlos Urbim. À tarde, tem encontro em escola municipal de Porto Alegre pelo Programa de Leitura Adote um Escritor

Selma Maria é paulistana, escritora, arte educadora, pesquisadora de brinquedos, atriz performática, contadora de palavras e artista plástica. O primeiro livro que ela escreveu foi "Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos" (Ed. Peirópolis). Seu lançamento mais recente é "Maria José é, José Maria ia" (Ed. do Brasil). No dia 9 de novembro, às 15h30min, Selma participa do ciclo O Autor no Palco, no Teatro Carlos Urbim, com alunos do Ensino Fundamental. No dia 10 de novembro, pela manhã e pela tarde, encontra leitores em escola municipal de Porto Alegre pelo Programa de Leitura Adote um Escritor.

A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece de 1º a 19 de novembro na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha.