terça-feira, 21 de outubro de 2014

SOBRE LITERATURA E ESCOLHAS LITERÁRIAS por FÁBIO MONTEIRO






Sensibilizo-me com as delicadezas.
Sensibilizo-me com as delicadezas.

Com um ambiente posto ao acolhimento, os cheiros e gostos escolhidos para os sentidos. 
Das palavras que encontram moradia numa melodia terna que adentra ouvidos, poros, terminações nervosas e instalam-se na sensibilidade das memórias.
Admiro, sem a pretensão do exagero, as rodas de conversas, os bate-papos com ou sem intenções. Os sorrisos largos que soltam das bocas, os joelhos que se afrouxam das pernas, as mãos que dançam a frente do corpo, no balanço dos dedos, ao topo esticadas acima das cabeças.

E começa... Começa para não terminar.

Emoção inexplicável que sinto quanto encontro gente disponível para o outro, no abraço apertado de querer bem, no agudo e profundo sentimento de estar perto e servir com sua presença para o bem-estar de todos.  Nas palavras ditas e naquelas que se sentam na sombra da palavra do outro, num silêncio de compartilhamento.

Gosto das sombras, das velas, das flores. Todas brincam com meus sentidos. 

Gosto do pretexto para o encontro com a palavra e dos desdobramentos que elas ecoam na gente, no outro, em tantos, ligações etéreas entre o sentido de existência do outro, com todos, com tudo, conosco.
Divino manifesto.

Delicadeza das cores vibrantes. Do vermelho que salta como vida explícita na palavra e no jogo que faz dela força, luz, sombra, esperança, derrota, ameaça, angústia, beleza, encantamento, fantasia, desastre, sonho, como a própria vida representada em palavras.

Se no princípio era o verbo, ele se fez presente em forma de encantamento no nosso encontro. 
E que isso seja movimento para transformação.


Parabéns a todos que contribuíram na história do Colégio para que esses momentos de encontros sejam eternos. 
Um beijo especialíssimo para a Marina e essa magnífica equipe das bibliotecárias do Colégio Parthenon,  a Telma e ao Emerson. 
Foi lindo demais!!!!

Fábio Monteiro. 


sábado, 18 de outubro de 2014

RETALHO DE TEMPO por FÁBIO MONTEIRO




Resgate um retalho de tempo e lembre do momento da escolha em
ser professor(a).
Um tanto de cor desse início, um tanto de brilho agregado ao longo do percurso, um tanto de sentimentos costurados um a um, ao longo da vida. Das teorias estudas às práticas que deram sentido para um tanto de tudo.

Remende o retalho inicial com os outros panos, cores da história construída nessa trajetória. E sorria pelas conquistas: foram tantos erros e inúmeros acertos, tantas emoções guardadas em caixinhas nas lembranças
, tantas pessoas que levaram você com elas.
Ao final, costure com os sonhos próximos e distantes, com as esperanças que não cessam, com os dias que virão em retalhos de conquistas.
Construir nossa profissão leva a mágica da multiplicação de sentidos, o arrojo em ser verdadeiro e humano, a alegria em compor a colcha da vida do outro, porque eles levam consigo um pedaço do nosso retalho.
Com o meu retalho em mãos, depois de tanto tempo de profissão, só desejo aos que chegam nela alegria maior que a minha, um tanto maior que as nossas batalhas vencidas, que tenham linhas coloridas para tecerem tecidos surpreendentes e sabedoria ao longo das suas vidas.
E que sejam felizes, como nós somos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PNAIC - VITÓRIA DAS MISSÕES/RS.

PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA ESCOLA ROQUE GONZALES FAZENDO A CONTAGEM DO LIVRO "A MENINA QUE CONTAVA"



A MENINA QUE CONTAVA



LEVANTAMENTO COM A TURMA DO 3º ANO SOBRE O QUE PODEMOS CONTAR


TRILHA ELABORADA A PARTIR DA HISTORIA



DEMONSTRANDO OS OBJETOS QUE A MENINA CONTAVA


DRAMATIZANDO O LIVRO




MOSTRANDO OS OBJETOS PARA A TURMA APÓS A CONTAGEM






OLHA A CONCENTRAÇÃO DA TURMA



OLHA OS CÁLCULOS DA MENINA


OS ALUNOS VIVENDO A HISTÓRIA



 JOGANDO A TRILHA



COISAS QUE O 1º ANO CONTA




sábado, 11 de outubro de 2014

32ª FEIRA REGIONAL DE NOVO HAMBURGO

 Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo - Administração Popular
Novo Hamburgo, 11/10/2014







Da esquerda para direita: Patrono Feira do Livro em 2014, Santiago, representante do projeto vida, Marisa Dela Pace, patronesse da feira do livro de 2013, Renate Gigel, e Secretário de Cultura, Carlos Mosmann, entrando no clima da Feira Regional do Livro

Cultura - 07/10/2014 16:10

Lançada a 32ª Feira Regional do Livro


Na terça-feira, dia 7 de outubro, foi lançada a 32º Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. A divulgação ocorreu durante café da manhã, que reuniu a imprensa e convidados. O encontro ocorreu no saguão do Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. O público presente pôde conhecer Neltair Abreu, o Santiago, patrono dessa edição da Feira do Livro. Além disso, foi apresentado o conceito deste ano: “Mostre sua Língua”. A ideia é explorar a diversidade cultural na construção de um referencial literário, discutindo e aprofundando o debate acerca do idioma. O tema assume uma duplicidade de sentidos, é uma provocação à descobertas de novas culturas pelo idioma.

“A diversidade tem um valor muito alto para a nossa comunidade, por isso, vamos fazer uma feira do livro em que possamos reunir todos os públicos da região”, comentou o secretário da Cultura, Carlos Mosmann. A realização da Feira Regional do Livro é da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das secretarias de Cultura (SECULT) e Educação (SMED), com apoio da Caixa Econômica Federal, Fundação La Salle, e produção da Um Cultural. “Com o tema Mostre sua Língua podemos retratar sobre a diversidade do nosso povo, tanto nos idiomas, como também na área cultural”, salientou o secretário de Educação, Alberto Carabajal.

No lançamento da Feira Regional do Livro também ocorreu a passagem de título da patronesse da feira do livro de 2013, Renate Gigel, para o mais novo patrono do evento, Santiago. “Espero que te traga a mesma felicidade que essa feira me trouxe”, ressaltou Renate ao desejar boas-vindas para o patrono dessa edição. Santiago relembrou que já participou da feira de Novo Hamburgo. “Já estive aqui durante muitos anos trazendo os meus livros, e agora, em 2014 venho com uma alegria imensa por ser patrono desse grande evento da região”, comentou.
Programação:A estrutura da 32º Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo já está sendo montada na Rua Engenheiro Ignácio Chistiano Plangg, no Centro da cidade, junto à Praça 20 de Setembro. Durante os dias 10 a 19 de outubro, a comunidade que passar pelo local poderá encontrar as bancas de livros e muitas atrações gratuitas como sessões de autógrafos, peças de teatro, contação de histórias, sessão happy hour, seminários, bate-papos, oficinas e entre outras atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3593-2013 ou pelo e-mail culturanh@novohamburgo.rs.gov.br.

 
Dia 13 de outubro – segunda-feira

8h30 – Bate-papo Fábio Monteiro – Local: Teatro

8h30 – Hora do Conto – Professora Tatiana Thomazi – Local: Sala Multiuso

9 horas – Palestra: Utilizando recursos acessíveis da cultura nos processos de trabalho do SUS – Mimi Aragon – Local: Espaço Inclusão

10 horas – Bate-papo André Neves – Local: Teatro

10 horas - Hora do Conto – Professora Cristina Fonseca – Local: Sala 31

10 horas – Hora do Conto – Professora Tatiana Thomazi – Local: Sala Multiuso

14 horas – Bate-papo Fábio Monteiro – Local: Teatro

14 horas - Hora do Conto – Professora Cristina Fonseca – Local: Sala 31

14 horas – Hora do Conto – Professora Estela Maris Siminski – “Tico e os lobos maus” – Local: Sala Multiuso

14 horas – Seminário Livro “Diário do Acolhimento na Escola Infância” – Local: Espaço Inclusão

14h30 – Dança – Davi Ernani de Souza – ABEFI

15h30 – Bate-papo André Neves – Local: Teatro

15h30 - Hora do Conto – Professora Estela Maris Siminski – “Tico e os lobos maus” – Local: Sala Multiuso

18h30 – Feevale – Cidades Criativas – Mary Sandra Guerra Ashton – Local: Teatro

19 horas – Sessão Happy Hour

20 horas – Exibição do filme “Colegas” com áudio descrição Tagarellas – Local: Palco Principal



VEJA TODA PROGRAMAÇÃO:


http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2014/10/noticias/regiao/90963-32-feira-regional-do-livro-de-novo-hamburgo-e-lancada-durante-cafe-da-manha.html

sábado, 4 de outubro de 2014

A MENINA QUE CONTAVA NA FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT/ALEMANHA.




O Livro "A MENINA QUE CONTAVA" VIAJARÁ PARA A FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE FRANKFURT EM 2014.  O BRASIL É O PAÍS HOMENAGEADO.
ABAIXO, IMAGENS DO CATÁLOGO DA EDITORA PAULINAS.