Interdisciplinaridade, ludicidade e aprendizado. Essas foram as bases para o projeto das professoras Suzana Rodrigues e Tamiza de Freitas, da Escola Sesc Mossoró
O projeto surgiu a partir do livro “A menina que contava”, de Fábio Monteiro, em que a contação da história foi mote para diversas atividades. A primeira delas foi a contagem através dos botões de um casaco transcrito do livro e que foi produzido pelos alunos da turma, com idade de 5 anos.
“Vimos nessas atividades uma maneira de estimulá-los e mostrar para eles que os números estão por toda parte”, conta Suzana. Ela explica ainda que cada página do livro dava origem a uma nova atividade, sempre ligadas a situações cotidianas na vida das crianças.
A atividade se tornou tão prazerosa para os alunos, que foi criado um espaço de interação dentro da sala de aula. A chamada “matemadoteca” reuniu tudo o que foi construído durante os cinco meses de atividades, um espaço de interação para as crianças.
“A didática prazerosa e significativa surtiu um efeito muito bom nas crianças que se interessaram tanto pela matemática”, explica Tamiza. Tanto que a técnica do Departamento Nacional, Anna Paula Jannuzzi Gasparri, viu a matemadoteca e se encantou com o projeto.
As professoras Tamiza e Suzana compartilharam a experiência durante a Semana Pedagógica do Sesc, que acontece no final de 2015, com a participação de técnicas da Educação Infantil do DN. Elas avaliaram positivamente o projeto e convidaram às professoras do Regional para apresentar o projeto no programa Rodas de Conversa do Departamento Nacional sobre o tema “Jogos Matemáticos na Educação Infantil”, realizado nos dias 18 e 19 de abril no Rio de Janeiro.
Inclusive, esse processo didático continuará com novas propostas de adequação do projeto que será aplicado em outras turmas, com o intuito de incentivar as crianças no aprendizado das disciplinas.
Fonte: Ascom Sesc RN - Luciana Salviano
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