sexta-feira, 15 de abril de 2016

ALTAMENTE RECOMENDÁVEL - FNLIJ - CARTAS A POVOS DISTANTES


Muito feliz!

Cartas a povos distantes ganhou o selo altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 
Agradeço imensamente aos meus parceiros nesse livro e a todos que acreditam na literatura para crianças e jovens.
Compartilho essa alegria com meus parceiros Goretti Oliveira e Andre Neves, e toda equipe da Editora Paulinas.
Agradeço também a FNLIJ pelo trabalho com a literatura no nosso país.E por último, a minha família e meus amigos que estão comigo nas batalhas cotidianas.
Veja:




Giramundo, um inventivo menino, recebe uma carta misteriosa, de "um amigo" de Luanda, Angola. Curioso, ele responde com muitas perguntas ao inusitado destinatário, na ânsia de descobrir seu nome, como é o lugar onde vive, qual é sua história. 
Seu Joaquim, o dono da venda, português de Luanda, intermedia o contato. 
Esse é o início de uma bela amizade, de uma linda troca de correspondências e da descoberta de lugares distantes. 

sábado, 9 de abril de 2016

COLEÇÃO TODA PROSA - EDITORA D BRASIL

http://www.guiadeliteratura.com.br/

A sociedade brasileira é marcada, ao longo de sua história, por uma enorme e rica diversidade, seja ela cultural, socioeconômica, étnica, entre outras. Entre os séculos XVI e XVIII, sob domínio português, diferentes sociedades indígenas, africanas e europeias contribuíram para formar o que hoje conhecemos como cultura brasileira. Os modos de falar, de vestir, de construir objetos, de cozinhar, de andar, de se relacionar, entre outros, são resultado do encontro dessas culturas. Nos séculos mais recentes, outros grupos vieram se somar a esse “caldo cultural”: japoneses, judeus, sírios, libaneses, bolivianos, coreanos, chineses. Ao mesmo tempo, as desigualdades sociais tornam enormes a diversidade socioeconômica, com pessoas extremamente ricas numa ponta e extremamente miseráveis na outra. E essas pessoas, com suas mais variadas formações e experiências de vida, convivem, têm seus caminhos cruzados seja no espaço urbano ou no espaço rural.
Além disso, especialmente nas duas últimas décadas, o aumento do uso das novas tecnologias da comunicação e informação e da internet transformaram o Brasil e o mundo ao nos colocar em contato com as mais variadas culturas dos “quatro cantos do mundo”.
Nesse sentido, uma das questões fundamentais que se coloca para as ­atuais e futuras gerações é exatamente “Como conviver com respeito àquele que difere de mim?”.
Assim, se entendermos a diversidade como algo que diz respeito à capacidade de convivência respeitosa entre os mais diferentes grupos sociais, valorizando suas diversas culturas, identidades e histórias, ­compreenderemos a importância fundamental desse tema.
Nesse sentido, os livros aqui reunidos possibilitam desenvolver as mais variadas questões relacionadas à diversidade, sejam em seus aspectos mais negativos, como o medo do desconhecido, a intolerância, o preconceito, o bullying, quanto positivos, por exemplo, o respeito à própria identidade, a valorização do outro etc.
Professor, conheça agora o projeto especialmente pensado para esse tema. Depois, veja as nossas obras relacionadas e desfrute as dicas e as ideias a seguir.

terça-feira, 5 de abril de 2016

NOTÍCIAS DA FEIRA DE BOLONHA 2016

De 04 a 07 de abril de 2016, acontece na cidade de Bolonha na Itália, a maior Feira de Literatura Infantil e Juvenil do Mundo. Como sempre, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil, organiza um catálogo para representar nosso país com obras literárias para crianças e jovens.
E hoje, recebi notícias de lá.