sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 2014 - VIAMÃO/RS


A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou no dia 29 de novembro, na Fazenda Pedagógica Quinta da Estância, o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A atividade foi voltada para professoras alfabetizadoras de toda a rede municipal (1º ao 3º ano) - como parte da carga horária de formação. Diretores e coordenadores pedagógicos também participaram do seminário como convidados.
O último seminário do ano contou com duas palestras: do escritor de livros literários para a infância e juventude, professor de História e coordenador pedagógico, Fábio Monteiro, que falou sobre a ludicidade e a importância da leitura para as crianças; e da professora Isabel Lara, que reforçou a temática trabalhada durante este ano nas formações com as professoras alfabetizadoras. Os conteúdos trabalhados neste ano tiveram ênfase na Alfabetização Matemática.
Além das palestras, o seminário contou com uma exposição pedagógica que permitiu a troca de experiências entre os docentes. Foram apresentados projetos como a caixa da matemática, sequência didática, livro da vida e problemoteca.
No final do encontro, o escritor Fábio Monteiro autografou o livro “A menina que contava”, que foi distribuído a todas as escolas.
O Pacto
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos municipal, estadual e federal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para desenvolver o projeto, os professores participaram de diversos encontros durante todo o ano de 2014. Além disso, as escolas representadas recebem livros e jogos para incrementarem suas bibliotecas.
Ao aderir ao PNAIC, os governos se comprometem a:
- alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática;
- realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
- no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.













quinta-feira, 6 de novembro de 2014

9º TRAÇANDO HISTÓRIAS - FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE






A 9ª edição da Traçando Histórias – Mostra de Ilustração de Literatura Infantil, que ocorrerá de 31 de outubro a 16 de novembro, na programação da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, contará com 26 ilustradores selecionados pela comissão de avaliação, que participarão cada um com dois originais. São eles: Alexandre Rampazo, Aline Abreu, Anabella López, Cláudio Martins, Cris Alhadeff, Elisabeth Teixeira, Elvira Vigna, Guto Lacaz, Hermes Bernardi Jr., João Caré, José Carlos Lollo, Kammal João, Lúcia Hiratsuka, Marcelo Pimentel, Márcia Széliga, Maria Eugênia L. Cabello Campos, Mariângela Haddad, Marlette Menezes, Renata Bueno, Romont Willy, Silvana Rando, Suppa, Talita Nozomi e Veruschka Guerra.